Visa planejar e registrar todas as mudanças que tenham influência nos serviços da instituição. Implementando o papel do gerente e comitê de mudanças, bem como a implementação do calendário de mudanças. Dessa forma, maximizando o número de requisições bem sucedidas com avaliação de riscos, validação, documentação e planejamento prévio.
Gerente de mudança - Responsável por analisar e validar as requisições de mudança (RDM) bem como acompanhar e validar a implementação da mudança pela equipe de TI.
Comitê de mudanças - Grupo responsável pelo planejamento das mudanças, e validação das RDM. Discutem a viabilidade e oportunidade da mudança, premissas das mudanças e planejamento do calendário de mudanças.
Equipe de TI - Responsáveis pela etapa de testes e implementação das mudanças planejadas ou solicitadas.
Padrão (pré-autorizadas, baixo risco) tratadas como requisição de serviço.
Normal - processo padrão baseado no risco e impacto referente a mudança e quem pode aprová-la (comitê de gerenciamento de mudança)
Emergencial - mudanças que devem ser implementadas o mais rápido possível. ex: vulnerabilidade de segurança. Desenhar processo de mudança sem formar comitê com apenas algumas pessoas-chave para autorização.
Requisição de mudanças (RDM) - Solicitação da mudança contendo os detalhes de impacto, criticidade, downtime planejado, justificativa, custos e descrição da atividade. Vinculação a chamados de incidentes, problemas ou projetos.
Calendário de Mudanças - calendário com apontamento de todas as mudanças já planejadas para o determinado ciclo de mudanças.
Planejamento e aplicação do gerenciamento no âmbito da superintendência com atribuição de papéis, responsabilidades e estruturação da Requisição de mudança (RDM). Integrando as atividades conjuntas entre coordenações, melhorando a planejamento trazendo controle e previsibilidade.