Para fins de gestão de Almoxarifado, depósitos são os departamentos que têm em sua estrutura física os galpões de armazenamento.
Já os departamentos são unidades organizacionais cadastradas no Organograma.
Dentro do Módulo de Organograma é possível cadastrar todos os departamentos de um órgão a partir de uma lei ou regimento interno.
Para saber mais como funciona o Módulo de Organograma e como solicitar criação, alteração e extinção de departamentos, clique aqui.
Para o cadastro de depósito, a partir da tela de depósitos, basta:
Uma vez cadastrado, o depósito pode ser consultado no Menu Depósito, no Módulo de Almoxarifado.
Obs.: as transferências de estoque só poderão ocorrer entre departamentos que foram definidos como depósitos.
Os departamentos atendidos são as unidades vinculadas a um depósito e que podem deste solicitar material de consumo.
Atenção! Nada impede que, ex officio, um depósito envie materiais para um determinado departamento ainda que este não tenha solicitado. O registro desta movimentação caracteriza a Baixa de estoque por Consumo.
Tome nota! Para saber mais sobre outros tipos de baixas e movimentações clique aqui.
Para vincular departamentos que serão atendidos a um depósito, basta:
A opção Adicionar hierarquia permite vincular não apenas um departamento, mas os departamentos a este subordinados também. Esta funcionalidade é interessante mesmo quando se precisa adicionar apenas alguns departamentos da hierarquia; para fazer isso basta adicionar o departamento com toda sua hierarquia e depois remover os departamentos desejados.
Um endereço representa, de forma numérica, a localização de um vão dentro do depósito.
O endereçamento logístico guarda similaridade com o padrão de endereço que usamos para residência.
Por exemplo, suponhamos que um apartamento, em um andar, de um edifício de uma rua tenha o seguinte endereço:
Se esse apartamento fosse um vão, teríamos:
Ou seja, o endereço desse vão no depósito seria único sendo representado pela figura abaixo:
Para criar os endereços de um depósito, basta:
Obs.: O campo Quantidade de itens deve ser preenchido com o quantitativo que o endereço comporta. Caso seja desconhecido ou indeterminado o quantitativo, informar 01 (um).
As etiquetas dos endereços nos vãos poderão ser úteis no processo de armazenagem dos lotes que já deram entrada no sistema.
Para imprimir a etiqueta basta:
#ficaDica! É possível emitir todas as etiquetas do depósito sem precisa selecionar todos os endereços um a um, basta marcar a primeira caixa de seleção da lista de endereços (a primeira caixa de seleção fica no cabeçalho da lista de endereços).
DELAGE. Endereçamento logístico: a base para a eficiência operacional. Publicado em: 03/08/2020. Disponível em: <https://delage.com.br/blog/o-que-e-enderecamento-logistico-e-como-aplicar/>. Acesso em: 16/03/2022.
LIMA, Jônatas Justiniano. Instituições, Unidades e Departamentos. Publicado em: documentos.sistemas, 01/04/2022. Atualizado em: 19/04/2022. Disponível em: <https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/organograma/page/instituicoes-unidades-e-departamentos>. Acesso em: 16/03/2022.
MACHADO, Ricardo. O PODER DO ENDEREÇAMENTO LOGÍSTICO NO ESTOQUE. Publicado em: bluesoft (blog), 29/04/2015. Disponível em: <https://blog.bluesoft.com.br/enderecamento-logistico/>. Acesso em: 16/03/2022.
SÉCULOS SISTEMAS. Endereçamento de Produtos. Publicado em: 21/07/2018. Disponível em: <https://seculos.com.br/index.php/arquivos/460>. Acesso em: 16/03/2022.
© 2022 Governo do Estado de Rondônia - Todos os Direitos Reservados.
Illustration by Freepik Storyset
.