Para gestão dos investimentos em ativos fixos de agentes do setor público e privado no Estado de Rondônia, que permita a projeção de aportes previstos, identificação de potenciais de desenvolvimento setorial, potencializar os APLs e uma visão integrada dos investimentos e os recursos aplicados em em Rondônia como os descritos acima pelo Programa Invest Rondônia é necessário a Construção e execução do PAINEL SETORIAL ECONÔMICO juntamente com a Inteligência de Negócios no Governo do Estado com o Programa de Promoção à Exportação e Atração de Investimentos denominado “INVEST RONDÔNIA”, sendo o investimento prioritário pois tem como foco principal e impacto direto na Economia do Estado de Rondônia.
Os dados sociais e econômicos são de suma importância para que investidores interessados em realizar investimentos no Estado de Rondônia. Hoje, encontram-se em fontes de dados divergentes entre portais e/ou não estão publicados digitalmente. Com isso, quando grupos investidores procuram o Governo do Estado, por meio da SEDI, para levantamento de informações que subsidiem sua decisão de investimento, a mesma precisa realizar força tarefa junto aos municípios, organizações estaduais e municipais para levantamento e tratamento desses dados em Planilhas Excel. Essa situação gera grande pressão na busca e organização destas informações a fim de subsidiar o investidor. A falta destes dados podem vir a implicar em atrasos e em impedimentos na obtenção ativa dos investidores do Estado e diminuindo sua atratividade, devido a gerar um ambiente de desconhecimento da realidade social e econômica do Estado, inclusive, sobre suas capacidades e potenciais produtivos.
Com essa plataforma pretende-se resolver os principais problemas, tais como, a falta de transparência e visibilidade dos serviços que o servidor público, o cidadão e as empresas podem usufruir do Estado, assim como, a falta de orientação de como e onde se pode ter acesso a esses serviços - traz impactos negativos sociais e fiscais.
Não ter como atender a todos os perfis da sociedade (por exemplo, um investidor deficiente visual)
Dificuldades em definir os indicadores e formulas de cálculos necessárias para compor o painel.
Não ter uma padronização definida para coleta de dados junto aos órgãos que irão fornecê-las
A ocorrência de mudanças de prioridade SEDI
O cliente SEDI informou tempo limitado para reuniões durante o desenvolvimento do projeto. Tal situação poderá comprometer o desenvolvimento do projeto e impactar a qualidade das entregas, o que pode inviabiliza-lo.
Existe a possibilidade de que o perfil dos grandes investidores interessados em investir em outros Estados - que são modelo para Rondônia em questão de painel econômico - tenham interesse em indicadores diferentes ao planejar investir em Rondônia. Levantamos tal questão considerando o nível de desenvolvimento regional, o que poderia fazer com que os investidores procurem por dados mais básicos do que nas regiões mais desenvolvidas. Isso pode gerar desencontro entre o que o Governo do Estado quer fornecer e o que os investidores querem consumir, caso não haja contato direto e constante com grupo de investidores.
Considerando o baixo nível de automatização e informatização dos processos no Governo do Estado e nos Governos Municipais, existe um grande risco dos dados necessários para construção de indicadores econômicos não existirem, não serem acompanhados, não serem atualizados, estarem em processos físicos e até estarem em sistemas legados e/ou cedidos impossibilitados de realizar integração, customização ou extração de informações.
Quando os municípios e organizações estaduais tiverem os dados necessários em algum sistema que possa ser integrado ou que consigamos extrair os dados necessários, corremos o risco de não conseguirmos realizar a Parceria com o município, por diversos fatores, seja político, burocrático ou até uma política interna de segurança da informação.
Caso a SEDI não tenha as fórmulas de cálculo definidas para cada indicador, a equipe de desenvolvimento fica rá impossibilitada de construí-los.
Caso a equipe de especialistas em construção de Data Warehouse da SETIC não esteja dedica ao projeto, corre-se o risco de atraso nas entregas e/ou comprometimento da qualidade.
Equipe de análise de negócios "Dark Souls" - SETIC: Esta equipe trabalha com o levantamento dos problemas, análise de negócio e construção do projeto.
Equipe de desenvolvimento de sistemas "Baymax" - SETIC: Esta equipe será responsável pelo tratamento dos dados obtidos pela equipe da INVEST Rondônia e desenvolvimento do Data Warehouse.
Equipe de gestão de projetos "300" - SETIC: Esta equipe será responsável pela Gestão do Projeto INVEST RO dentro da SETIC, mais especificamente, gestão dos requisitos, riscos, equipe e escopo que envolvem a construção do painel.
Equipe da Coordenação "Invest RO" - SEDI: Equipe equipe será responsável pela articulação com os órgãos e entidades para fornecimento dos dados digitais necessários para criação do Data Warehouse; será responsável por definir quais indicadores serão construídos e construir a fórmula de calculo necessário para fornecimento desses indicadores; planejar e executar o lançamento dos grupos de entregas, ou seja, lançamento de cada Data Warehouse temático; e garantir que os dados necessários para consumo da equipe Baymax sejam fornecidos no formato correto.
Equipes municipais de TI: Este perfil representa todas as equipes técnicas de TI que a INVEST Rondônia realizar articulação para que a organização forneça dados digitais para construção dos indicadores idealizados pela própria equipe da INVEST Rondônia.
Casa Civil - SOMAR: Este personagem tem responsabilidade de gerir e acompanhar os projetos envolvidos no planejamento estratégico do Estado. Podem ser grandes aliados para articulações entre organizações estaduais e as prefeituras.
Governador: O programa INVEST RO está no planejamento estratégico do Estado e é acompanhado de perto pelo Governador para atingimento das metas prometidas a população do Estado.
Procuradoria Geral do Estado
Controladoria Geral do Estado: Com o fornecimento de indicadores sociais e econômicos o Estado avançará em transparência pública.
Organizações Estaduais: Todas as organizações são potenciais fornecedoras de dados digitais para serem consumidos para construção dos Data Warehouse.
Prefeitos: Os prefeitos podem ser grandes aliados para acesso aos dados de organizações municipais para fornecimento de dados digitais.
Organizações Municipais: Todas as organizações são potenciais fornecedoras de dados digitais para serem consumidos para construção dos Data Warehouse.
Investidores: Os investidores precisam ser ouvidos e entendidos para que o produto a ser desenvolvido de fato atenda suas necessidades, caso contrário, o projeto pode fracassar.