Data de elaboração | 08/08/2024 |
Responsável | Élen Branco (GPROJ) o Isabella (CAGD) |
Cliente | Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia - AGEVISA |
Objetivo | Automatizar os Painéis Epidemiológicos do CIEVS. |
Automatizar, estruturar e hospedar os painéis do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) vinculados à AGEVISA, o mesmo tem a finalidade de detectar e apoiar a intervenção oportuna sobre emergências de saúde pública, visando evitar a propagação internacional de doenças, com previsão até Dezembro de 2024.
Os núcleos de Vigilância Epidemiológica hospitalar no estado de Rondônia são 13, sendo que esses núcleos hospitalares de epidemiologia são responsáveis pelas informações de doenças registradas nos hospitais, principalmente as que fazem parte da notificação compulsória. Este por sua vez, comunicam as ocorrência à Rede Nacional de Vigilância Epi- demiológica Hospitalar (Renaveh) estadual, além da comunicação feita, rotineiramente à vigilância do município.
Desta forma, quando ocorre notificação compulsória imediata, o Cievs precisa ser acionado, além de agravos e eventos de interesse para a saúde pública.
A dificuldade em acompanhar esses dados em tempo real pode reduzir a capacidade de monitorar a eficácia das intervenções e ajustar as estratégias conforme necessário. Em contato inicial com o Sr. Ednaldo, o mesmo informou que devido a sua necessidade desenvolveu um Formulário de Notificação de Risco para a Saúde Pública Nacional no Google Forms, para coletar informações dos pacientes que causam risco para a saúde pública nacional, porém, todo esse procedimento é feito de forma manual (upload), onde esses dados são migrados para o acesso, e assim transformado em painéis. Sendo assim, a ideia inicial seria solicitar apoio desta Setic, para automatizar todas as informações a fim de torná-las públicas e acessíveis em tempo real, para toda população do estado de Rondônia, e assim tornar o BI com layot mais moderno e transferir a responsabilidade do BI para Setic.
Dados imprecisos ou desatualizados;
Dificuldade de consolidar várias bases de dados;
A falta de históricos de dados;
Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, João Paulo II, Hospital Infantil Cosme e Damião, Hospital Regional de Cacoal, Unidade de Terapia Intensiva (CAR) em Ariquemes, Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas (Jaru), Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira (Vilhena), Hospital de Retaguarda de Rondônia, Hospital Municipal Amélio João da Silva (Rolim de Moura), Hospital Regional (São Francisco), Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) e Hospital 9 de Julho (Porto Velho).
Falta de regras de negócio;
Tem todas as bases de dados acessíveis para a SETIC.
Os Riscos de Saúde Publica Nacional são os eventos descritos no Anexo II da Portaria Ministerial Nº 1271 de 06 de julho de 2014. Estes eventos devem ser notificados a partir da suspeita inicial, em no máximo 24 horas nas três esferas de governo.