Foi realizado uma reunião para criação do Canvas, uma ferramenta ágil que tem como objetivo buscar (o porquê, o quê, quem, quando e quanto) de forma a trazer as perspectivas dos envolvidos, visando contribuir para a confecção dessa ferramenta e estabelecer a ideia principal do PPE.
Considerando que o Decreto nº 24.131 de 08/08/2019 dispõe sobre a criação do Diário Eletrônico Oficial no Estado de Rondônia; e Considerando que a Resolução nº 01/2019/CASACIVIL-DITELGAB estabelece Normas de acesso e custos, apresentamos a memória de criação do projeto PPE do período de fevereiro a setembro de 2019, construído conjuntamente com a Product Owner (PO) Denise através da ferramenta Canvas no dia 25/06/2021.
Com a Product Owner (PO) buscamos compreender inicialmente quais os problemas que teriam dado origem à época, e que fizeram com que fosse necessária a existência dessa nova modelagem, o atual projeto PPE. Primeiro, com referência as matérias questionamos se seriam publicadas, se havia ou não um controle efetivo sobre conteúdos e seus respectivos custos.
Em 2017 havia o sistema GDOE ; Em 2018 o sistema passou a ser SPE e em 2019 deu início ao sistema PPE. Dentre os problemas à época não havia controle de matérias publicadas, conteúdos e seus custos, principalmente dos inadimplentes, sendo realizado publicação no DIOF por várias vezes de forma gratuita; não era permitido receber matérias de organizações externas de forma eletrônica, somente matérias vindas do SEI (primeiro assinava o diário para depois o documento ser diagramado de forma manual e posteriormente o diário era publicado). Logo, isso gerava uma disfunção burocrática que precisava ser estudada e melhorada.
Gerar e publicar documentos eletronicamente, matérias internas e externas, agendamentos e controle de DARE, até o final de 2019.
Sistema que permite a solicitação e gerenciamento das publicações no âmbito das unidades governamentais e não governamentais dentro do estado de Rondônia.
O PPE ‐ Plataforma de Publicação Eletrônica é um sistema que permite a solicitação e o gerenciamento das publicações que acontecem diariamente no âmbito das unidades governamentais e não governamentais no Estado de Rondônia.
O PPE não será um sistema de controle de processos muito embora esse controle exista internamente, mas seu propósito é outro. Ele não é exclusivo para matérias internas do Governo Estadual.
Pessoa física, empresas particulares, câmaras, entidades municipais, Prefeituras e entidades de Utilidade Pública.
Impedir publicações, como falha na comunicação com as API’s. E com DARE’s vencidos, não poderia haver publicação de matérias. Ocorrência de inconsistências na comunicação dos sistemas quando em UPLOAD.
Uso de SCRUM uma entrega a cada 15 dias:
Mar/19 à Dez/19 | Entrega de documentação e testes no DIOF em ambiente teste |
Dez/2019 | Entrega Prevista do Sistema |
1,1 milhão - 2019