Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Os principais objetivos de um organograma são: apresentar os diversos órgãos competentes de uma organização, comunicar os vínculos e relações de interdependência entre os vários departamentos e indicar os níveis hierárquicos em que se dividem uma determinada empresa.
O principal objetivo do organograma é ajudar a esclarecer dúvidas sobre a organização da empresa, seja para os próprios membros da empresa, para parceiros, fornecedores ou clientes. Além de ser um material de referência essencial no processo de estruturação de serviços de TIC.
Para elaborar um organograma nesse modelo faz-se necessário compreender o número de departamentos/setores existentes e inserir cada um de modo hierárquico. No topo do organograma está o gabinete, e aos lados e “abaixo” dele, conectados por linhas, estão os departamentos ou subdivisões subordinados.
Note que os nomes de cada membro não são inseridos no organograma, somente a posição, função ou o cargo que ocupa. Para entender melhor, segue anexo o organograma da SETIC para exemplificação.
Fica evidente que o organograma é organizado do cargo mais alto e de maior responsabilidade dentro da cadeia hierárquica até cargos mais específicos e com funções especializadas, mas sem esquecer da ligação com seus respectivos setores.
A elaboração do organograma é uma atividade coordenada entre o Gabinete da instituição e os setores de RH e gestão estratégica, importante salientar que os demais setores podem e devem colaborar na elaboração, mas a consolidação das informações é de responsabilidade do gabinete e RH.